QUEM ENTENDE OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS TEM MAIS CONDIÇÕES DE FAZER UMA BOA ESCOLHA NA HORA DA COMPRA. HOJE, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA OBRIGA TODOS OS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COMERCIALIZADOS A VIREM COM DESCRIÇÃO DOS SEGUINTES NUTRIENTES POR PORÇÃO (QUANTIDADE USUALMENTE CONSUMIDA).
%VD (VALOR DIÁRIO) REFERE-SE AO PERCENTUAL QUE AQUELA PORÇÃO ATINGE DA ADEQUAÇÃO DO NUTRIENTE; SEMPRE COM BASE EM UMA DIETA DE 2 MIL CALORIAS, CONSIDERADA COMO PADRÃO PARA UMA PESSOA SAUDÁVEL.
NO ENTANTO, ESTE VALOR DE REFERÊNCIA DE 2 MIL CALORIAS PODE VARIAR DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE ENERGIA DO INDIVÍDUO, QUE OSCILA COM A IDADE, PESO, ALTURA, ESTILO DE VIDA E PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS; E TAMBÉM PODE MUDAR CONFORME O OBJETIVO: EMAGRECIMENTO ( ENTRE 1.200 E 1.600 CALORIAS, OU ATÉ MAIS, NO CASO DE UM INDIVÍDUO ATIVO OU ADOLESCENTE) OU AUMENTO DE PESO ( 2.500 A VALORES SUPERIORES A 3.500, NO CASO DE UM ESPORTISTA).
O QUE SIGNIFICA KJ NA TABELA? O KJ OU QUILOJOULE, ASSIM COMO QUILOCALORIAS, É UMA UNIDADE DE ENERGIA USADA PARA MEDIR CALOR.
CADA QUILOJOULE CORRESPONDE A APROXIMADAMENTE 4,2 QUILOCALORIAS. A CALORIA É UMA MEDIDA MAIS CONHECIDA DA POPULAÇÃO E USADA COM FREQUÊNCIA (KCAL). DESSE MODO, BASTA CONVERTER AS MEDIDAS EM QUILOJOULES PARA CALORIAS DIVIDINDO O PRIMEIRO POR 4,2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário